Para sair um pouco dos doces, fiz para o meu almoço uma batata na manteiga super rapidinha com a ajuda do microondas. Como eu ia comer sozinha, fiz a receita com duas batatas pequenas, mas é claro que é possível fazer com quantas quiser. O tempo, nesse caso, varia pouquíssimo com a quantidade de batatas sendo feita.

E o melhor é que ela pode ser feita na manteiga, como eu fiz, com azeite ou até mesmo fritinha com óleo, vai do gosto de cada um. Aproveitando que é domingão, aqui vai a batata rápida na manteiga:

Materiais que você vai usar:

  • 1 faca
  • 1 descascador de legumes
  • 1 tigela que pode ir ao microondas (o tamanho dela varia com a quantidade de batatas que forem feitas)
  • 1 peneira
  • 1 frigideira

Ingredientes necessários:

  • Batatas
  • Temperos (você escolhe o que preferir: ervas finas, manjericão, alecrim, alho, etc)
  • Manteiga ou margarina

Modo de preparo:

Pegue as batatas (quantas você for usar), dê uma lavadinha nelas e descasque com o descascador de legumes. Eu, pra não fazer muita sujeira, abro um pedaço de filme plástico em cima do mármore da pia ou da tábua de corte, descasco todas as batatas em cima dele e depois só fecho o plástico numa trouxinha de cascas que vai direto pro lixo.

Quem ficou na dúvida do que eu considero batata pequena, dá uma olhada nas minhas já descascadas:

Depois de lindas e sem casca, pegue as batatas e corte no formato que você quiser. Eu fiz em cubinhos pequenos porque é mais fácil pra controlar na frigideira, mas é possível fazer em rodelinhas, no formato de batata frita, enfim, como sua criatividade permitir.

Tendo as batatas cortadas, coloque tudo num pote que possa ir ao microondas e encha de água filtrada até que fique dois dedos acima das batatas.

Coloque o pote no microondas. Com duas batatas, eu coloquei 5 minutos, mas se forem mais, você pode aumentar o tempo para 6 ou 7 minutos.

Quando der o tempo, tire do microondas e use a peneira para escorrer toda a água.

Pegue a frigideira, coloque no fogo, espere esquentar um pouco e jogue a manteiga nela com o tempero. Esse é o momento em que você realmente pode optar. Você pode colocar o azeite ou o óleo ao invés da manteiga, e usar o tempero que preferir. Às vezes, coloco um pouco de manteiga e um pouco de azeite. Se for com o óleo, não dá para jogar o tempero no momento da fritura e o ideal é fazer com uma panela mais funda, já que as batatas terão que ser fritas por imersão.

No caso dessa batata que fiz, usei margarina normal, com um pouco de sal e ervas finas, daquelas que você compra prontinhas no supermercado. Não se preocupe se você achar que colocou menos manteiga que o necessário, é só pegar mais um pouco, colocar na frigideira e mexer pra que ela derreta e se misture com todas as batatas.

batata na manteiga

Dê uma mexidinha para que todos os cubinhos peguem o sabor das ervas finas e da manteiga e deixe um tempo até que elas fiquem douradinhas. A cada tanto, mexa as batatas para que ela não queime de um lado só. Quando você achar que está no ponto, pode servir e comer!

batata-na-manteiga-rafaella-finci

Obs: se você preferir fazer a batata com óleo ou azeite, é bom deixar um pouco no papel toalha antes de servir para que um pouco da gordura seja absorvida. Com a manteiga, como se deve usar pouco e só o necessário para dar a fritadinha, não tem essa necessidade.

Usei as batatas como acompanhamento de um filé de frango que é muito fácil de fazer. Ficou muito gostosa mesmo e de fato é rápida de fazer! Espero que vocês testem e gostem tanto quanto eu!

Se quiser me falar que deu certo, ficarei feliz em receber um comentário seu! =D E caso tenham receitas pra me sugerir, também ficarei feliz em testá-las! Só usar a caixinha no final do post ;)