Ainda na onda dos biscoitos, depois de fazer o amanteigado doce, preparei agora uma receita salgada de queijo! Essa passou não só pelo juri aqui de casa como também por alguns outros queridos meus, ou seja, está comprovadíssima que é boa! E o melhor: é ultra fácil de fazer!

Os biscoitinhos de queijo ficam com uma textura deliciosa, tipo um petit four de padaria. O processo de preparo é bem rápido também, mas varia muito do formato final que você quiser dar para o biscoito.

Materiais que você vai precisar:

  • 1 tigela (bowl)
  • Formas para assar (dependendo do tamanho da forma que você tiver em casa, talvez precise de mais de uma)
  • 1 colher
  • 1 faca
  • Copo medidor
  • 1 tábua
  • 1 rolo de massa e cortadores de biscoito (dependendo do formato que você escolher)
  • Suas mãozinhas

Ingredientes necessários:

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de margarina = 100g ou um tablete de manteiga de culinária (tipo aquelas dorianas que vêm 4 tabletes individuais em um pacotinho)
  • 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres de sopa de água filtrada

Dúvida em alguma quantidade? A gente resolve com as equivalências!

Modo de preparo:

Pegue a manteiga (pode ser inteira mesmo) e o queijo parmesão ralado e comece a amassar os dois com as mãos. Eu sei que para alguns a ideia de misturar com as mãos não é muito agradável, mas é importante que seja assim porque o calor da mão ajuda a amolecer a manteiga e a dar uma liga maior pra massa do biscoito. Amasse a manteiga de forma que ela vá se juntando com o queijo o máximo que der.

Depois de tudo mais ou menos junto, pegue a xícara de farinha e vá colocando ela na massa aos poucos. Coloque um pouco, mexa até a farinha misturar, coloque mais um pouco de farinha, misture e assim por diante até terminar. Use o copo medidor para te auxiliar.

Continue mexendo até que a massa fique uniforme. Você vai notar que mesmo uniforme, ela esfarela com pouco esforço. Então, pegue duas colheres de água filtrada e jogue na massa, mexendo ela mais um pouco até que ela fique num aspecto de “massinha” (só que um pouco mais mole).

Agora é a hora do formato. Eu fiz como o livro de receitas mandava, em rodelinhas, mas isso toma um tempo tremendo e totalmente desnecessário. Então, fiquei pensando em alternativas para agilizar essa parte para a comodidade de todos – e utilidade do Até 30 Minutos – e tive duas ideias.

A primeira é o princípio da rodelinha: você pega pedaços de massa, de pouco em pouco, e faz uma minhoquinha mais ou menos fina, que nem quando a gente brincava de massinha.

Depois, corte essa minhoca comprida em pedaços menores. Caso você queira as rodelas, é só fechar esses pedaços menores ponta a ponta. Senão, deixe ela como tirinhas curtinhas (ótimo formato para molhar num requeijão, manteiga e afins). Olha:

Já a segunda alternativa eu creio que seja mais fácil, mas infelizmente não tenho fotos dela porque só a idealizei depois que o biscoito estava pronto. Pegue o rolo de massa e passe pela massa do biscoito de forma a diminuir a espessura até mais ou menos a medida de um lápis. Não deixe muito fino, mas também não muito grosso. Com a massa toda aberta, pegue um cortador de biscoitos (google ajuda – tipo esses) do formato de sua preferência e faça seus biscoitinhos. Atualização: fiz esse processo nos Biscoitos Torcidinhos, se ficarem com dúvida, deem uma olhada!

Eu creio que essa seja a forma mais rápida de todas de se fazer e se você não deixar a massa finiiinha, dá mega certo.

Pegue os biscoitos já no formato que você escolheu e coloque em uma forma (ou mais) untada com manteiga e farinha.

bisoitinhos de queijo

Asse por cerca de 15 minutos ou até dourar. Depois, é só tirar do forno e comer. Fica ótimo depois de frio também!

bisoitinhos de queijo

Espero que vocês tenham gostado da receita. Ela não é muito típica de desejos repentinos, mas se você for receber alguém em casa de surpresa e não tiver o que servir, pode ser uma boa solução!

Biscoitinho de Queijo

Durante essa receita e na do biscoito amanteigado, tive um pouco de dificuldade em relação a quantidade de manteiga e, com uma salvadora tabela de equivalências, eu me resolvi. Por isso, e pensando em vocês, fiz esse post com todas as equivalências de medida para facilitar e agilizar a produção!

Quer falar comigo por aqui? Só usar a caixinha no final do post!