Pra estrear as receitas, vou começar com uma beeeem básica, fácil e rápida de fazer. Todo mundo já ouviu falar de bolo de caneca feito no microondas; eu mesma já fiz mais de uma receita, algumas com fermento, outras sem, até que cheguei nessa daqui que deu super certo!

Não vai fermento, o que eu achei muito bom, porque na minha experiência de receita com pó royal, o bolo superou a caneca e eu tive que fazer numa tigela de pipoca. Convenhamos que assim o bolo de caneca fica sem sentido.

Então aqui vai a receita, o tempo de preparo não passa de 10 minutos. Claro que o resultado final não fica igual ao daquele bolo delicinha da hora do chá feito com claras em neve e no forno, mas eu juro que fica gostoso e não fica com gosto de óleo, manteiga ou ovo.

Materiais que você vai usar:

  • 1 caneca grande
  • 1 colher de sopa

Ingredientes necessários:

  • 4 colheres rasas de sopa de farinha de trigo
  • 4 colheres rasas de sopa de açúcar
  • 3 1/2 colheres rasas de chocolate em pó
  • 1 ovo
  • 3 colheres de leite
  • 3 colheres de óleo ou 1 colher de manteiga (o que você tiver ai na sua casa)

Dúvida em alguma quantidade? A gente resolve com as equivalências!

Modo de preparo:

Pegue sua caneca grande e despeje a farinha, o açúcar e o chocolate em pó sem medo. Vai parecer que tá bem cheia a caneca, mas se sobrar uns três dedos de espaço vazio, vai dar certo.

Depois despeje o ovo em cima, pode ser tudo de uma vez.

Acrescente o leite e o óleo. Como o óleo daqui de casa tinha acabado, usei uma colher de margarina sem sal para substituir, mas se você tiver manteiga, melhor ainda. Bata bastante para que a massa fique uniforme e certifique-se de que não tem restos de farinha não bem misturados.

bolo de caneca

Depois que a massa tiver bonitinha (pode dar uma provada, você vai ver que o gosto vai estar bom), coloque a caneca no microondas por 3 minutos. Se ficar com medo de derrubar, coloque um prato embaixo, mas confia, não vai derrubar ;)

Quando apitar o microondas, é só tirar e comer quentinho! Vai dizer que não serve pra matar aquele desejo de doce no meio do domingão preguiça? Ah! E se sua caneca for um pouco menor que a minha, o bolo vai ultrapassar um pouco ela, mas no formato dele, não vai escorrer!

bolo de caneca

Gostou? Prometo que nem todas as receitas vão ser assim básicas, mas que é um super quebra-galho é!

P.S. – Meu amigo Leo Paladino, que trabalha comigo, deu uma dica interessantíssima pra incrementar seu bolo de caneca: depois que vc fizer a massa do bolo, antes de colocá-lo no microondas, pegue um tablete de chocolate – o de sua prefência (shock, laka, diamante negro, etc) – quebre em pedaços e jogue na massa. Mexa de leve só pra espalhar os pedaços pela massa toda e coloque no microondas. – nhamii! -

Se quiser deixar algum comentário, sugestão, recomendação, crítica, falar que odiou, amou ou se expressar de qualquer forma, comenta lá embaixo! É no final do post =)

E que esse seja o primeiro de muitos posts!