Quem me tem nas redes sociais sabe que eu ando numa fase de churros. O que acontece, na verdade, é que quando eu era mais nova, até mais ou menos a época do colegial, tinha um carrinho de churros perto da minha casa que vendia aquele churros fritinho na hora e ainda dava pra escolher o sabor do recheio, se era de doce de leite ou chocolate, com ou sem granulado, era realmente uma delícia! Mas tem uns bons anos que ele sumiu e não existe mais! E eu fiquei eras sem comer churros.

Um belo dia, minha vó foi numa festa no Buffet França e eis que a sobremesa de lá era nada mais, nada menos que mini churros! Me bateu um desejo absurdo e desde então eu tenho comido todos os churros que encontro: congelado, de forno, pra fritar, de festa junina, de restaurante, todos. Até que me deu cinco minutos e eu resolvi tentar fazer o meu pra dividir com vocês. E consegui! Ficou suuuuper gostoso e é bem fácil de fazer! As partes mais chatas mesmo são a de dar forma pro churros (caso você não tenha um instrumento muito bom – tipo o meu que exigiu uma força de Hulk) e fritar, porque nunca é a coisa mais simples do mundo. Mas sério, você faz rapidinho, come quentinho e ainda pode fazer mil recheios e coberturas! Oh que fácil!:

Materiais que você vai precisar:

  • 2 panelas (sendo que uma delas vai ser pra fritar o churros)
  • 1 escumadeira
  • 1 copo medidor
  • 1 saco de confeitar
  • Colheres
  • Papel toalha

Ingredientes necessários:

  • 2 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa cheias de margarina (ou manteiga)
  • 2 colheres de sopa (mais pra cheias) de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • Açúcar e canela
  • Recheios e coberturas

Modo de preparo:

Pegue a água, a manteiga, a pitada de sal e o açúcar e coloque numa panela no fogo. Mexa até a manteiga derreter e depois espere até que a mistura comece a ferver.

Quando estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente a farinha. Antes de você começar a misturar tudo, já ligue o fogo da panela de óleo porque ele precisa estar quente para fritar. Para a massa, você vai precisar mexer tudo de forma que a mistura toda vire uma “bola” uniforme que se desgrude da panela. Eu tava mexendo com uma colher de plástico, daquelas que vem com a panela pra você não riscar o tefal, mas como ela é meio mole, preferi usar uma colher normal de sopa ou sobremesa. Fui meio que abrindo a massa e depois juntando tudo pra que toda a farinha se “dissolvesse” na massa. E cuidado com o tefal, porque de fato é chato uma panela riscada hehehe.

Com a massa pronta, coloque ela em um saco de confeitar resistente (comecei usando um meio descartável e não deu certo porque a massa é bastante consistente e ai passei pra esse de plástico) e faça os churros do comprimento e grossura que você preferir. Pra agilizar um pouco o processo, eu preferi já fazer os churros e depois colocar alguns de uma só vez na panela. A quantidade de churros que você for fritar por vez vai depender do tamanho da sua panela e do churros, tome cuidado pra eles não grudarem uns nos outros. Ah! É importante saber também que essa receita dá bastante churros, por isso, se você não quiser comer tudo de uma vez, ou faça meia receita, ou congele a parte da massa não utilizada. ;)

É bastante importante que o óleo esteja quente, mas não ao exagero, porque se estiver muito quente, a parte de fora vai ficar escurinha bem depressa e a de dentro não vai cozinhar o necessário. Quando a massa estiver douradinha, pode tirar do óleo e colocar sobre um papel toalha para absorver um pouco do óleo. Gente, cuidado com o óleo quente, ok? Só um pinguinho na pele já dá o maior ardido! Depois dos churros fritos e da gordura absorvida pelo papel toalha, pegue tudo e passe no açúcar e na canela para o toque final.

Depois disso, é só escolher o acompanhamento e cair de boca! Aqui em casa a gente comeu o churros com aquele creme crocante de Ovomaltine, que é tipo uma Nutella, mas de Ovomatine – vi-da! Mas doce de leite, chocolate derreito, brigadeiro, Nutella, granulado, mel, qualquer coisa doce cai bem com churros! Nhamiii!

Espero que vocês curta a receita, porque eu e minha barriguinha gostamos muito! =D