Quando era mais nova, a maior dificuldade da minha família era fazer com que eu provasse alguma coisa diferente (não que isso tenha mudado muito nos dias de hoje, mas…) e, por isso, já fui enganada muitas vezes sobre o que estava comendo. Apresentada para mim como “batata à milanesa”, por se assemelhar bastante as batatas chips crocantes, essas abobrinhas à milanesa me conquistaram e, mais tarde, quando descobri que não tinha nada de batata ali, já nem me importei mais.

O que interessa de tudo isso é que graças a isso, descobri esse acompanhamento – ou até mesmo aperitivo – que é muito gostoso e super fácil de fazer. O macete é: quanto mais fino você fatiar a abobrinha, mais crocante ela ficará depois que você fritar. E acredite, essa abobrinha à milanesa crocantinha é uma das coisas mais gostosas de se comer. Nunca vi sobrar abobrinha quando elas são servidas no almoço ou no jantar lá em casa. Então, vamos ao que interessa.

Materiais que você vai precisar:

  • 1 ralador
  • Pratos fundos
  • 1 escumadeira
  • 1 panela
  • Papel toalha

Ingredientes necessários:

  • Abobrinha
  • Leite
  • Farinha de trigo
  • Temperos (de acordo com seu gosto)
  • Óleo

Como já disse, a abobrinha é muito fácil de se fazer. O primeiro passo é lavar as abobrinhas que você for usar porque elas são feitas com casca mesmo. Depois, corte as pontas deixando-as retas para o ralador.

Como gosto delas bem crocantinhas, faço as rodelas com aquele ralador que todo mundo tem em casa (google time). Em um dos lados do ralador, tem uma tira feita exatamente para cortar quaisquer alimentos em rodelas. Pegue a abobrinha e rale tudo. Se você for do tipo que gosta dela mais macia e molinha, corte com a faca rodelas mais grossinhas, mas não muito.

abobrinha à milanesa

Depois vem a parte básica do empanamento. Peguei um prato e coloquei o leite e, em outro, a farinha de trigo com meus temperos (um pouco de sal e pimenta do reino, mas você pode colocar o que quiser). Pegue as rodelas e molhe uma a uma no leite de modo que ele cubra toda a superfície da abobrinha dos dois lados. Pegue a rodela já molhada de leite e passe na farinha de trigo dos dois lados. Cubra bem toda a rodela, mas dê uma leve “chacoalhada” depois de passar a farinha para deixar cair o excesso. Faça isso com todas as rodelas que você cortou.

abobrinha à milanesa

Vá para o fogão e coloque o óleo na panela em fogo médio. Espere esquentar (faça o teste jogando um pouco da farinha no óleo e veja se ela borbulha bem) e comece a colocar as abrobrinhas já empanadas. Atenção: é sempre bom lembrar que óleo quente é super perigoso, por isso tome cuidado ao colocar as rodelas dentro do óleo. Dica: não coloque muitas rodelas de uma vez só na panela, isso ajuda com que você controle o ponto que quer que suas abobrinhas tenham, mais escuras ou mais claras. Deixe no óleo por um ou dois minutinhos e vire as rodelas para dourar do outro lado.

abobrinha à milanesa

Depois, com o auxílio de uma escumadeira, retire as abobrinhas da panela e coloque em um prato com papel toalha para absorver bem o óleo. Faça isso com toda a abobrinha que for fazer.

abobrinha à milanesa

Pronto! Sua abobrinha à milanesa está pronta! Agora é só servir quentinho e aproveitar! =D Pode confiar, elas são muito gostosas MESMO! E pra quem tem crianças em casa, é um bom jeito de introduzir uma verdura nova! ;)

abobrinha à milanesa