Eu sou completamente apaixonada por batatas! Como de todos os jeitos e o meu prato favorito em qualquer situação é uma carne bem preparada com batata. E, por isso, vou fazer mil jeitos de batata e colocar aqui no site! A largada foi dada há muito tempo, lá no começo do querido Até 30 Minutos com as batatas na manteiga. Acho um ótimo acompanhamento e aqui em casa sempre tem pelo menos algumas. Não só por serem mais saudáveis do que as fritas, às vezes dá uma preguiça trabalhar com gordura! Aí acabo optando por fazer essa batata assada super simples e fácil de se fazer.

O bom dessa receita é que você pode dar o seu toque especial com o tempero que preferir. Eu mesma cada vez faço de um jeito: já usei alho, um pouco de manteiga, ervas finas, queijo parmesão em cima e por aí vai! É só dar uma olhada nos temperos que estão lá no armário de casa e aproveitar! Olha que fácil de se fazer:

Materiais que você vai precisar:

  • 1 tábua
  • 1 faca
  • 1 descascador
  • 1 forma
  • Papel alumínio

Ingredientes necessários:

  • Margarina
  • Batatas (quantas você quiser fazer)
  • Azeite
  • Sal
  • Temperos a sua escolha (ervas aromáticas, alho, queijo, etc)

Modo de preparo:

Pegue as batatas que você escolheu para fazer e descasque com a ajuda de um descascador. Se não tiver um, beleza, dá pra fazer com a faca também. Corte-as em rodelas que não seja muito finas e nem muito largas. (Obs: dá pra fazer essas batatas em qualquer formato, ok? Em cubinhos, tiras, ou qualquer outra coisa, mas eu gosto das rodelas porque ajudam a deixar a batatinha crocante por fora e com o miolo mais macio, que é como eu gosto).

Pegue a forma e forre com o papel alumínio. Isso é uma coisa opcional na receita, mas eu acho que ajuda pra caramba na hora de limpar a forma. Para evitar que as batatas grudem na forma, eu sempre dou uma untada no alumínio com um pouco de manteiga e tem ajudado! Se vocês souberem de outras dicas pra isso, me avisem!

Posicione as rodelas na forma e coloque por cima os temperos. Quando fiz dessa vez, usei sal e ervas finas. Por cima, passe um fio de azeite pelas rodelas de batatas.

Coloque as batatas no forno médio e deixe-as assando até que fiquem meio douradinhas. Na metade do caminho, dê umas viradas na batata para que elas fiquem mais crocantinhas dos dois lados. Quando você ver as bordas douradas, elas estão prontas!

Não teve uma vez que fiz essa batata assada que tenha sobrado alguma no prato. Seja só pra mim, seja pra família toda, ela faz um super sucesso por aqui! E apesar de ser simples de preparar, o sabor fica ótimo! É uma combinação perfeita para carnes, frangos, peixes e até mesmo um omeletão (uma das refeições que eu mais faço quando fico com preguiça de preparar algo elaborado hehe).

Bom apetite!