Para a estreia de um novo canal, o + 30min, nada melhor do que a receita do meu bolo favorito, o bolo gelado! Receitas rápidas são sempre um coringa no nosso dia a dia, mas tem aqueles dias em que a gente está mais tranquilo e quer dar uma investida maior na cozinha com uma receita mais elaborada. Por isso, resolvi dividir com vocês mais uma parte das minhas aventuras culinárias, sempre tendo em mente a facilidade na hora de fazer. Pode levar mais tempo para ficar pronto, mas ninguém precisa ser um super chef cheio de habilidades para performar.

Para nossa largada, escolhi o bolo gelado pelos seguintes motivos: precisa de ingredientes simples, é fácil de fazer, fica DELICIOSO e sério, quem não gosta de bolo? A receita leva leite Ninho na massa e na cobertura, leite condensado e coco. É uma daquelas receitas para quem gosta de doce mesmo (formiga alert!) e é perfeita para aquelas festinhas de criança na escola ou no salão de festas com os amiguinhos, principalmente porque você já coloca na geladeira com os pedaços separados no papel alumínio. É super fácil de fazer, se você seguir o passo a passo direitinho, é garantia de que vai dar certo! Dá uma olhada:

Materiais que você vai precisar:

  • 1 batedeira
  • 2 bowls
  • 1 peneira
  • 1 forma de bolo sem furo
  • 1 pão duro ou colher de pau
  • 1 faca
  • 1 colher

Ingredientes necessários:

Massa

  • 150g de manteiga
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 4 ovos (em temperatura ambiente)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) fermento em pó
  • 1/2 xícara de Leite Ninho em pó
  • 1 vidro de leite de coco

Cobertura

  • 1 pacote de coco seco ralado (100g)
  • 1/2 xícara de Leite Ninho
  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Antes de começar, ligue seu forno e o deixe aquecendo em 180˚C. Pegue uma tigela e separe as claras das gemas dos ovos. Com a ajuda de uma batedeira, bata bem a manteiga com o açúcar e as gemas dos ovos até que tudo vire um creme fofo e esbranquiçado.

Depois, com a batedeira ligada, junte a farinha peneirada com o fermento, alternando com o leite Ninho e o leite de coco. Sem desligar a batedeira, você coloca um pouco de farinha, bate um pouco, coloca um pouco do leite Ninho, bate um pouco, coloca um pouco do leite de coco e assim por diante até tudo estar misturado. Atenção: coloque a farinha e o leite Ninho com cuidado, porque com a batedeira ligada, voa um pouco de pó para cima.

Quando tudo estiver bem batido e em uma massa homogênea, passe a mistura para um outro bowl caso você não tenha um segundo bowl para a batedeira e reserve.

Bata as claras em neve até ficarem em picos.

Com a clara batida, misture delicadamente com a massa do bolo que você tinha reservado. Nesse momento, o ideal é que você vá colocando a clara em neve aos poucos e misturando em movimentos bem delicados e de cima para baixo, para evitar que você desmanche a “neve” da clara e o seu bolo não fique tão fofinho. Tipo assim ó:

 

O resultado final deve ser esse:

Unte uma forma retangular (ou sem furo no meio mas de qualquer formato) com manteiga e farinha de trigo e despeje a massa nela. Leve ao forno por cerca de 40 minutos.

Dica importante: quando você for assar um bolo, nunca abra o forno antes de completar meia hora (30 minutos) que ele está lá dentro. Se você fizer isso, ele vai endurecer e não vai ser bacana. Ou seja, se a curiosidade bater, se segura até dar meia hora pra dar aquela checada no bolo. E, para saber se ele está bom, coloque um palito nele e, se sair limpo, já pode tirar do forno.

Enquanto o bolo assa, vamos preparar a cobertura. Pegue o leite Ninho e o coco seco ralado e coloque num bowl. Com a ajuda de um pouco de água filtrada, dê uma umedecida nos dois e misture bem. A ideia aqui é só deixar o coco molhadinho e não transformar ele numa papa, ok? Se você quiser, pode trocar o leite Ninho em pó pelo líquido, mas como a lata é grande do em pó é grande, optei por usar ele mesmo.

Quando o bolo estiver pronto, tire do forno e apoie em alguma superfície com proteção. Não coloque a forma super quente sobre o mármore da pia ou qualquer coisa assim, ok??

Com ele quente mesmo e na forma, pegue uma faca ou um garfo e fure toda a superfície do bolo até sentir que a faca encostou na forma. Feito isso, abra a lata de leite condensado e jogue por cima de todo o bolo. Os furos vão fazer com que o leite condensado entre pela massa do bolo e vai deixar ele bem molhadinho. Por cima, coloque a mistura do coco ralado com o leite ninho umedecidos. Cubra toda a superfície.

Deixe esfriar um pouco e corte o bolo em pedaços, embrulhe com papel alumínio e coloque na geladeira. Quando já estiverem gelados, o bolo ficou pronto! =D

Eu simplesmente me apaixonei por esse bolo a primeira vez que comi. Ele é gelado, o que deixa ele perfeito para comer no verão (não que eu fosse recusar no inverno também né =P), é fácil de fazer e o sabor é delicioso. Também é uma das receitas de gosto unanime aqui em casa! Acaba rapidinho!

Arrasem no bolo e bom apetite!