Se vocês já repararam nas receitas aqui do site, eu sou apaixonada por doces, tanto é que a maior parte das receitas que faço/posto são de doces! Com chocolate, caramelo, doce de leite, frios ou quentes, o que importa é matar a minha formiga interior! Melhor ainda quando é algo rápido e fácil de fazer, porque quando bate o desenho, é fácil de resolver o problema! =P

Andava numa fase bem apaixonada por massa folhada e resolvi fazer essa receita deliciosa que só leva três ingredientes. Isso mesmo, TRÊS! Quer coisa melhor? Rápido, prático e econômico! Dá uma olhada como preparar um lindo folhado de chocolate:

Materiais que você vai precisar:

  • 1 tábua
  • 1 rolo de massa
  • 1 faca
  • 1 forma
  • 1 colher ou pincel de cozinha

Ingredientes necessários:

  • Massa folhada
  • Chocolate (pode ser branco, ao leite ou amargo)
  • 1 gema de ovo

Modo de preparo:

Para começar, abra a massa folhada com o rolo de massa para que ela fique mais fininha. Não é necessário deixar como uma folha de tão fino, mas como ela já vai “estufar” quando assarmos, não dá para usarmos a massa da forma que ela vem embalada.

Depois de aberta, corte a massa em triângulos bem pontudos. (Não tem problema se os triângulos ficarem diferentes uns dos outros)

Folhado de chocolate

Com a massa pronta, está na hora de entrar com o chocolate! Se você estiver usando chocolate em barra de cozinha, corte pequenos pedaços que caibam na lateral mais larga do triângulo; se o chocolate escolhido for o em barra normal, corte os quadradinhos e posicione-os sobre a massa; por fim, se você optou por usar as gotas de chocolate, é só colocar algumas gotinhas em cima da massa, mas sempre na lateral mais larga.

folhado chocolate

Comece a enrolar a massa folhada pela lateral mais larga, onde está o chocolate, e faça o seu rolinho até chega na ponta fina lá na frente. O formato deve lembrar o de um mini croissant.

folhado chocolate

Com a ajuda do pincel de cozinha ou das costas de uma colher, passe a gema de ovo por cima dos triângulos que você acabou de enrolar para dar aquele douradinho na hora de assar.

folhado chocolate

Unte uma forma com um pouco de manteiga ou forre-a com papel manteiga e posicione os enroladinhos de chocolate de forma a não ficarem grudados um no outro. Leve ao forno que já está preaquecido a 180˚.

folhado-chocolate5

Fique de olho a cada tanto no forno e, quando perceber que seus folhadinhos estão dourados por inteiro, é hora de tirar.

folhado chocolate

Seus folhados de chocolate estão prontos e deliciosos! Coma tudo enquanto ainda estiverem quentes para aproveitar o chocolate derretido no recheio. Se não aguentar tudo, guarde-os em um tupaware e, na hora de comer, dê uma aquecida no forno normal ou elétrico. Evite o microondas para não murchar a massa!

folhado chocolate

Agora, mate sua formiga interior e seja feliz! =D