Prometi no Facebook e cumpri: cá está a receita daquelas mussarelas à milanesa deliciosas! Para quem ainda não conhece, esses petiscos são bastante famosos no restaurante Applebee’s e eu, que sempre gostei de pedi-los quando vou lá, ficava estudando meticulosamente como seria possível fazer aquilo sem que o queijo explodisse. Depois de muito olhar e saborear, descobri um jeito!

Ainda não atingi a perfeição, mas sei o que precisa fazer pra chegar nela! E, como eu sempre testo as receitas antes de colocar aqui pra evitar que vocês errem nas mesmas besteiras que eu, vou passar tudo direitinho pra vocês!

[Atualização fev/2017: refiz a receita para renovar as fotos e acabei usando bolinhas de mussarela ao invés dos palitos, mas o processo é o mesmo!]

Materiais que você vai precisar:

  • Pratos fundos
  • Garfo
  • Colheres
  • 1 panela para fritar
  • 1 Escumadeira
  • Papel toalha

Ingredientes necessários:

  • Mussarela (em pedaços ou aquela em palito)
  • Farinha de trigo
  • Farinha de rosca
  • Ovo
  • Óleo para fritar
  • Azeite
  • Temperos

Modo de preparo:

Fazer esses palitos de mussarela é bem fácil, só requer um pouco de cuidado. Não coloquei quantidade nos ingredientes porque eles diferem de acordo com a quantidade de queijo que você for usar.

O primeiro passo a fazer é pegar seu pedaço de mussarela e cortar em pedaços menores. Eu usei a mussarela que já vem em palito, mas o processo é o mesmo quando se compra uma peça inteira de queijo. A única forma que não funciona é com mussarela fatiada. No caso das bolinhas, nem precisa cortar, é só partir para o próximo passo.

Palito de Mussarela

Depois, separe em três pratos diferentes o ovo levemente batido até que a clara misture com a gema (como se fosse fazer uma omelete), a farinha de trigo e a farinha de rosca. O truque para dar sabor é jogar só um pequeno fio de azeite no ovo e alguns temperos na farinha de rosca. Eu acabei usando pimenta branca e ervas finas ressecadas, além de um pouco de sal, mas é possível usar manjericão, orégano ou qualquer tempero que você preferir. Misture tudo e beleza!

Pegue o pedaço de mussarela e passe na farinha de trigo até que toda ela esteja coberta. Depois, com a ajuda de um garfo, coloque a mussarela no ovo batido e se certifique de que toda sua superfície está coberta. Com a mussarela coberta de ovo, coloque-a na tigela da farinha de rosca e cubra toda ela até que nenhuma parte esteja sem farinha. Recoloque no ovo e, depois, novamente na farinha de rosca. A dupla camada de farinha de rosca ajuda a evitar que o queijo estoure.

Dica: tente não usar os dedos a partir do momento em que você coloca o queijo no ovo, pois a farinha de rosca é delicada e, quando se junta ao ovo, vira uma mistura grudenta. Logo, você fica mais propenso a tirar partes da cobertura do queijo. Dica 2: não deixe nenhuma parte da mussarela sem a farinha de rosca, pois qualquer espacinho aberto vai fazer com que o queijo “exploda” quando estiver dentro do óleo quente (experiência própria). Deixe os queijos por um tempinho na geladeira antes de fritar, porque isso também ajuda a não explodir.

Na última vez que refiz a receita, usei o panko, que é uma farinha de rosca japonesa deliciosa. Ficou crocantíssimo! O resultado final deve ser esse (ou próximo disso caso seja com a farinha de rosca):

Em uma panela, coloque o suficiente de óleo para cobrir todo o queijo e espeque esquentar. Coloque os pedaços de mussarela aos poucos no óleo quente e fique atento para não deixar passar do ponto. Atenção: óleo quente é perigoso, pois espirra com facilidade e queima bastante, então, se você ainda é pequeno, faça essa parte acompanhado de algum adulto.

Espere a mussarela à milanesa estar douradinha e pode retirar do óleo com a ajuda de uma escumadeira. Coloque todos os pedaços que tirar do óleo em um papel toalha. Ou, se preferir, coloque em uma gradezinha tipo essa da foto; o óleo nela escorre para o papel que está embaixo e fica sequinho!

Repita o processo até que todos os pedaços de mussarela estejam devidamente à milanesa e fritos! Depois, é só servir quente e aproveitar! =D

Fácil, né? E fica uma delícia! Aqui em casa raramente sobra alguma coisa! Para acompanhar, uma pimenta cai super bem! E pra beber, o que fizer a alegria de cada um, seja uma cervejinha gelada ou um chá gelado refrescante! ;)