Quem não é vegetariano sabe o quão gostoso é comer uma carne bem feita nas refeições. E quem tem pouco tempo, pouca prática ou simplesmente gosta de praticidade, aprecia mais ainda algo que dê pra cozinhar fácil e rapidamente. Eu mesma adoro uma carne vermelha e como pelo menos um pequeno filé todo dia.

Depois do sucesso da receita do filé de frango grelhado (que eu mesma amo fazer), resolvi colocar uma alternativa para os meus colegas carnívoros. Sempre que preciso fazer meu almoço ou jantar, acabo optando por um filé grelhado com algum tipo de acompanhamento. Dessa vez, acabei fazendo com a batata na manteiga, que também é uma das minhas preferidas. Dá uma olhada:

Materiais que você vai precisar:

  • 1 frigideira
  • 1 prato
  • 1 garfo

Ingredientes necessários:

  • O filé de sua escolha (pode ser de alcatra, maminha, picanha, filé mignon, o que preferir e quantos preferir)
  • Sal
  • 1 limão (opcional)
  • Manteiga
  • Ervas finas para temperar (opcional)

Modo de fazer:

Preparar um filé grelhado é bastante simples e segue, basicamente, os mesmos passos do frango grelhado. Quando montei a receita, optei por fazer um medalhão de alcatra, que acho bem macio, mas o processo é idêntico com qualquer tipo de filé. O primeiro passo é temperar a carne com sal dos dois lados. Dica: não aperte o sal na carne, apenas polvilhe o sal em cima de um lado, vire e polvilhe no outro, isso já é suficiente. Quem quiser, pode colocar um pouco de limão também que fica bastante gostoso. Deixe “descansando” por um tempo (coisa de 10 minutos) para que o tempero absorva bem.

Filé grelhado

Obs: quando se compra o medalhão, para que ele fique assim redondo e mais alto, normalmente colocam ao redor da carne um filme plástico para modelar. E é exatamente isso essa parte mais clarinha na lateral da carne.

Depois dos 10 minutos, pegue sua frigideira e coloque no fogão com a boca ligada em fogo médio. Deixe a panela esquentar um pouco e coloque um pouco de manteiga para derreter. Por cima, jogue as ervas finas. Depois, pegue a carne (não esqueça de tirar o filme plástico caso for um medalhão!!!) e coloque sobre a manteiga e as ervas na frigideira. Deixe fritando e não mexa. Dica: se você tiver uma tela de fritura (google ensina), coloque em cima da frigideira enquanto ela frita a carne, isso evita que voe muita gordura pelo fogão.

Filé grelhado

Depois de uns 3 minutos, veja se o lado de baixo já está marrom e vire a carne para grelhar do outro lado.

Obs: caso você opte por fazer o medalhão, é importante deixar o fogo mais baixo que o normal, porque como a carne é mais alta, demora um pouco mais para deixar o meio mais moreno.

Filé grelhado

Deixe mais 3 minutos para dourar a parte de baixo e sua carne está pronta para comer!

Filé grelhado

Olha que delícia ficou a carne junto com a batata. Muito amor pra uma refeição só! <3

Filé grelhado

Espero que vocês gostem do efeito final. E, claro, o tempo de preparo de cada carne varia com o gosto de cada pessoa. Se você é daqueles que preferem uma carne mais vermelha, o tempo que o filé precisa ficar na frigideira é menor do que o de quem prefere comer uma carne mais bem passada.

Boa refeição =)